Benefícios psicológicos e emocionais sobre as flores (verdadeiras, não de plástico 😊)

Assim como os bebês e os filhotes de cachorro, quando vemos flores nas ruas, normalmente temos uma reação positiva. Muitas vezes sorrimos e, quando temos tempo (raro hoje em dia), até paramos para admirá-las. Eu, pessoalmente, adoro ver o efeito que a mudança das estações causa nas flores e arvores das cidades. Acho lindas as cidades na primavera com as árvores florescendo e as cidades ficando verdes. No entanto, eu também acho que as cidades no outono, com as árvores alaranjadas e marrons também tem uma beleza única.

Os momento que nos pegamos admirando as flores da cidade influenciam bastante como seguimos o nosso dia. Aqui listamos alguns benefícios que as flores e plantas podem causar!

 

1.       Diminui níveis de stress e ansiedade

As doenças mentais são consideradas as doenças do século. Segundo estudo publicado em 2017 pela Organização Mundial da Saúde, 264 milhões de pessoas no mundo sofrem de transtorno de ansiedade. Para buscar combater isso, pessoas recorrem a artifícios além de remédio, como comida, bebida e drogas. No entanto, o que poucas pessoas sabem, é que as flores podem ser um elemento muito importante para auxiliar no combate a essas doenças. Isso acontece porque as flores ACESSAM dois dos sentidos que são altamente relacionados a felicidade e lembranças: olfato e visão.

2.       Acelera o processo de recuperação de pacientes em hospitais

Estudos mostram que pacientes que está em contato com flores e plantas tendem a ter uma recuperação mais rápidas. Esses estudos mostraram que os pacientes demonstraram ser menos ansiosos e mais positivos quanto ao seu processo de recuperação. No entanto, vale ressaltar que isso pode não se aplicar a todos os pacientes. Por exemplo, pacientes com asma podem sofrer mais com flores do que sem, portanto sempre consulte o médico antes de levar as flores a um hospital.😉

3.       Memória

As flores podem estimular a nossa memória. Isso porque elas também estão altamente vinculadas ao nosso passado e a nossa história. Mesmo as pessoas que tem pouco vínculo com flores tem alguma flor a qual, no momento que a ve, remete a algum momento feliz do seu passado. Eu, por exemplo, sempre que vejo hortênsias lembro da minha avó. Sinceramente eu não me lembro se ela gostava de hortênsias ou não, mas penso que são flores que tem a cara da minha avó. Portanto, sempre que as vejo, tenho uma sensação boa e de paz, associada também a saudades.

4.       Aumenta a criatividade e a produtividade

Por mais inesperado que pareça, ambientes com plantas e flores estimulam a criatividade e aumentam a produtividade dos funcionários. Isso acontece porque, trazendo vida e cor aos ambientes, as pessoas se sentem melhores e mais felizes, impactando positivamente nos seus resultados! Isso acontece também em salas de aulas, nas quais ambientes com plantas e flores tendem a ter melhores índices de presença dos alunos.

 

Como podemos perceber, as flores têm diversos benefícios intrínsecos que, quando as compramos, não pensamos. É importante ressaltar que falamos aqui em formas como as flores e plantas podem contribuir positivamente, mas não devem ser as únicas ferramentas para resolver ansiedade ou aumentar a produtividade das pessoas.

 Última observação, não menos relevante: fique atento às cores que irá selecionar. Estudos mostram, também, que as cores das flores podem instigar emoções. Por exemplo, enquanto o vermelho pode instigar raiva ou perigo, o verde traz a sensação de segurança. Portanto, antes de escolher o ramo que prefere, pense também no que quer atingir com ele. Comprar flores deixou de ser tão trivial, não é? Nós da Ticolas estamos aqui para te ajudar com essa escolha também!